sábado, 13 de fevereiro de 2010


SER PROFESSOR
Quando adentrei uma universidade tinha um sonho, SER PROFESSOR, uma dádiva de Deus, todos precisaram de um para chegar onde sonharam, serei o mentor dos sonhos, das realizações, serei tratado com muito respeito, carinho, enfim, serei um ser realizado. O tempo foi se esvaindo e logo veio a formatura; e agora? como será? Fui contratada, que alegria, vou realizar meu sonho, VOU ENSINAR...
Primeiro dia de aula estou eufórica, como serão meus alunos? meus colegas? minha escola?
Entro em uma sala de aula, percebo 37 rostinhos mirando firmemente para mim, digo um alegre "bom dia" e aí começa meu aprendizado, descubro que ter idade não significa ter responsabilidade, que pais não deveriam separar-se dos filhos, que avós não são pais de netos. Uma sociedade em desarmonia, leis em desacordo, falta de Deus...
Rapidamente converso com colegas, falta-me experiência!falta-me tato!falta-me a arte de entender o mundo! nesse exato momento percebo a desesperança, a desilusão; ouço conselhos, idéias, fórmulas - entre firme, não sorria - faça o seu trabalho e pronto - seja grossa eles adoram maus tratos - não seja idealista, no começo tambem era assim, hoje deixo a vida me levar.
Voltei para casa desiludida, como quando era criança, será que fiz a escolha certa? será que nasci com este dom? Quantas indagações me surgiram. Neste momento lembrei-me de Cristo, viveu por mim, sofreu por mim, morreu por mim, não me abandonou nunca e acima de tudo me mostrou que AMAR é não desistir do ser humano. Dobrei os joelhos,supliquei sua ajuda, desejei ouvi-lo e a partir daí, resolvi seguir seus conselhos. A luta não é fácil, mas podem apostar que nada, ninguém, nenhum sentimento é maior que o AMOR.
A sensibilidade e a percepção são peças chaves em nossa profissão, e acreditem, as vezes o amor dispensado a um aluno pode ser o único com o qual ele tenha contato.
Ser professor é esbanjar amor, é doar afeto, carinho, compreensão, e acima de tudo APRENDER...

Nenhum comentário:

Postar um comentário